A missão do professor sempre se destacou pelo fato de trabalhar com a mais nobre realidade do mundo: o coração e a inteligência do ser humano. Nada é mais importante do que o ser humano. Se é nobre e necessário dominar o aço e os microorganismos, construir casas e computadores, muito mais nobre é formar o homem, senhor de tudo isto. Os sábios gregos já diziam: “dá-me uma sala de aula e mudarei o mundo!”
O jovem e frágil aluno de hoje, será o condutor da nação amanhã; o que for semeado hoje no seu coração, na sua mente e no seu espírito, será colhido amanhã pela sociedade. E o que o aluno espera de um Professor?
É no banco da Escola que se formam os homens e as mulheres que um dia exercerão o poder, e conduzirão a História, nas mais variadas atividades e organizações. Muitos já disseram que “as palavras têm mais força do que os canhões”. Esta é a nobre missão: formar a juventude, não só no aspecto científico e técnico, mas também – e principalmente – no aspecto humano, moral e ético. Sem a primazia da pessoa sobre a coisa, da moral sobre a ciência e da ética sobre a técnica, a humanidade corre sérios riscos, como pudemos ver pelas desastradas guerras e morticínios do recém encerrado século XX. O mundo, sem dúvida, encontra-se diante de uma encruzilhada, e o bom caminho a seguir só poderá ser discernido pelo bom entendimento da ciência com a moral. E isto depende de dos professores.
sábado, 15 de outubro de 2011
sexta-feira, 7 de outubro de 2011
QUEM VOCÊ É
Quando você passa a tentar concretizar um sonho que não é seu, não haverá paixão que possa impulsionar tal sonho. Portanto, pare de ouvir o que mundo está dizendo o que você deve desejar. Pare para ouvir quem você realmente é. Viva, não para impressionar os outros mas para focalizar nos valores mais preciosos para você.
O sucesso genuíno vem quando você passa a compreender que o mero sucesso em si mesmo tem pouco ou nenhum significado. Real sucesso ocorre quando você íntima e profundamente se dá conta de quem você realmente é.
PC
Assinar:
Postagens (Atom)